Após um banho bem relaxante ou durante um domingo preguiçoso, o roupão é uma ótima companhia. Para que ele traga o conforto que seu corpo precisa nesses momentos de descanso, é importante avaliar diversos aspectos. Com as nossas dicas, certamente você vai acertar na compra e ter um roupão macio e gostoso. Acompanhe!
1. Conheça o tecido
Os roupões são feitos com diferentes tipos de tecido, que têm diferenças quanto ao contato com a pele e a espessura. Saiba um pouco mais sobre cada um.
100% algodão: secagem rápida, textura macia e pode ser usado tanto no verão quanto no inverno. Uma escolha bem versátil e confortável que serve até mesmo para sair da piscina, devido ao seu alto poder de absorção de água.
algodão mesclado: mais quente que o 100% algodão, é indicado para dias e regiões mais frias.
microfibra: sem tanto poder de absorção de água, funciona melhor para cobrir do que para secar o corpo.
piquet: tecido leve e fino, oferece leveza e frescor. É uma ótima opção para os dias quentes.
aveludado: bem quente e macio, é a opção ideal para os dias frios.
Para o inverno, o ideal é escolher uma opção felpuda, que dá a sensação de abraçar o corpo. Neste caso, vale adquirir um roupão aveludado, tendo o algodão mesclado ou a microfibra 100% poliéster como segunda escolha.
2. Identifique o tamanho
Para trazer o conforto necessário, o roupão precisa ser escolhido de acordo com o tamanho da pessoa. Ele deve ficar bem ajustado e fechar sem problemas, mas ao mesmo tempo ter uma folga no corpo. Geralmente, os roupões podem ser comprados no tamanho P, M, G e GG. Atente-se também ao comprimento da peça ― a barra não deve ser muito curta, nem arrastar no chão. Caso perceba que ficou muito comprido, vale pedir um ajuste na costureira mais próxima.
3. Observe a capacidade de absorção de água
Um roupão pode ser usado para aquecer o corpo, para secá-lo logo após o banho ou apenas para cobri-lo de um pijama mais curto. Para fazer a escolha perfeita, vale prestar atenção na absorção de água do produto. O roupão atoalhado é uma ótima opção após banho, mas recomenda-se a troca por uma peça felpuda assim que o corpo estiver seco.
4. Qualidade do produto
Poucas coisas são tão decepcionantes quanto comprar uma roupa e ela desmanchar na primeira lavada. Isso também vale para os roupões. Uma peça de qualidade pode durar anos, além de manter a maciez por muito mais tempo. Na hora da compra, dê preferência por peças mais “”encorpadas”, cujo tecido tenha uma trama mais fechada.
5. Cor e estilo
Nesse momento, você vai colocar a sua personalidade e bom gosto em evidência para escolher o roupão ideal. Há diversas opções no mercado, com estampas divertidas, suaves, em tons neutros ou vibrantes. Só pensar no que mais combina com o seu estilo!